Morte ao iPod

A freudiana inveja do pênis, absorvida pelo capitalismo, ganhou sua versão anos 00: é a inveja do iPod. Por aqui, onde o gadget ainda é caro e raro, a inveja ainda é por parte dos mortais que ainda não têm seus fones brancos. Nos EUA, por outro lado, onde cada nova-iorquino parece ter o seu, o buraco é mais em cima. Gigantesco case de marketing, de sucesso instantâneo, o iPod é alvo do olho gordo das outras fabricantes de mp3 players.

I don't

Agora, foi lançado um site-campanha, alimentando uma briga quase comunista contra o aparelho da Apple: iDon't. O manifesto conclama "todos os descontentes e livre-pensadores" para "resistir à monotonia dos fones brancos e rejeitar as forças opressivas da conformidade cultural". Dá arrepios ou não dá?

Eles generalizam todos os usuários do player como marionetes, que não escolhem sua própria música e se tornam fantasmas na imensa massa de alienados pelo aparelho, como se essa fosse a única alternativa no mundo da música pessoal. E oferecem uma escolha: dizer não ao iPod.

O site vai além: compila links de outros sites não-conformistas (aka aquele bando costumeiro que sempre ignora seu livre-arbítrio e prefere gastar energia demais contra uma conspiração inexistente) e oferece materiais para a guerrilha urbana e digital: stickers e pôsteres em PDF, ícones para mensageiros instantâneos e, claro, as camisetas, bonés, bottons… tudo devidamente pago.

Se o movimento, apesar de bobo, parecia se levar a sério até aqui, a coisa cai por terra no final (como sempre acontece com essas bobagens). No último item do site, convenientemente chamado "A alternativa", aparece o grande patrocinador do iDon't: a SanDisk, promovendo o seu novo Sansa e200.

Um mp3 player que… parece um iPod.
Hmmm.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: