O homem de Abbey Road

Abbey Road

A notícia é velha, mas não vi muita repercussão por aqui: morreu no dia 08 mais um nome b-side da história dos Beatles. Iain MacMillan, o fotógrafo que teve dez minutos para produzir a capa de Abbey Road (1969), com os quatro atravessando a faixa de pedestres da rua londrina – provavelmente a imagem mais homenageada/parodiada da história do rock, além de ser a foto que alimentou boa parte da conspiração Paul is dead.

A lenda oficial diz que MacMillan só teve dez minutos para clicar os músicos, tentando cumprir uma idéia de Paul McCartney. A versão da capa foi escolhida, entre a meia dúzia de fotos tiradas, por ser a única com todas as pernas sincronizadas. Aqui dá pra ver (e comprar) outras variantes da imagem. 

Além de AR, os únicos trabalhos famosos do fotógrafo também são ligados ao Fab Four: as capas do single Happy xmas (war is over), o hino natalino de Lennon de 1971, e Paul is live, ao vivo de Sir Macca de 1983 (que levou Paul de volta à rua, numa pose abobada e de sapatos).

MacMillan faleceu vítima de câncer (apesar de ter o mesmo sobrenome de uma fundação inglesa que cuida de pessoas com a doença), coincidentemente no mesmo dia em que a corte inglesa acabou com a guerra das maçãs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: